domingo, 22 de abril de 2012

Pré-lançamento de Memórias do Barro na Bienal do Livro leva São Sebastião a Rádio Nacional

No estande da Rádio Nacional
 dentro da Bienal, Mauricio deu aula
sobre São Sebastião 
O evento de pré-lançamento do livro Memórias do Barro na Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília, teve grande sucesso com a presença de inúmeros convidados. Antes do evento, uma grande entrevista nos estúdios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com os jornalistas do programa Tarde Nacional levaram a voz de Mauricio Seabra a toda a Brasília, mostrando detalhes curiosos sobre a história de São Sebastião. No estande do Sindicato dos Escritores do DF, no pré-lançamento, muita curiosidade por parte de estudantes e moradores da cidade que se identificaram nas páginas da obra.

Muita gente curiosa sobra a história
e a obra na Bienal em pleno dia
de aniversário de Brasília
Para Mauricio Seabra Jr. autor do livro Memórias do Barro, estar na Bienal foi um importante passo para a propagação da obra. "Marcamos presença na Bienal em pleno 21 de abril, aniversário de Brasilia. Para nós moradores da cidade, isso é levar maior reconhecimento a nossa cidade, que forneceu pelo menos  80% dos tijolos para an construção da cidade e ainda hoje mantém o trabalho para a vida de Brasilia. Nós, mais do que ninguém, fazemos parte de ssa festa", disse Mauricio.

Raul Larrosa, Mauricio Seabra, Vinícius Borba
(e Manuelinha), Gacy Simas, Luciana e Lucas Soledade
No estande do lançamento
Agora, o autor prepara o lançamento oficial que deve ocorrer em São Sebastião no início do mês de maio. As novidades deste grande evento, que deve contar com um imnportante encontro dos pioneiros deve ser divulgado em breve pelo blog. Fique atento. Além do primeiro evento, voltado aos participantes do livro, que deram depoimentos para a construção do livro, outras atiuvidades e palestras também devem ocorrer.


Doutora Valkiria Borba, também participou da obra e foi conferir o pré-lançamento com a família

Mauricio com a filha e genro






sexta-feira, 20 de abril de 2012

Como está organizado o livro Memórias do Barro

Memórias do Barro faz um resgate histórico sobre as terras que compõe hoje a Região Administrativa XIV, São Sebastião, desde o Brasil Colônia até os tempos mais recentes.

O livro é estruturado em quatro partes:
Parte 1- Brasil Colônia, primeiros registros de pedidos de sesmarias por parte de Bandeirantes que se fixaram na região;
Parte 2- Sonhos de interiorização da capital e construção de Brasília;
Tião Areia é um dos pioneiros que lutou para evitar que a cidade
fosse inundada. Seu relato faz parted a obra. Em homenagem a ele
e outros "Sebastiões" da cidade é que foi dado o nome a localidade
como demonstra o livro Memórias do barro
Parte 3 - História comtemporânea de São Sebastião, origem do nome da cidade, luta pró-independência, quando em 1993 ainda éramos distrito do Paranoá e passamos para condição de Região Administrativa com grande mobilização popular para evitar a inundação da área para construção de barragem. A consequência foi a feitura de Corumbá 4.
Parte 4- Cerca de 100 depoimentos de moradores e pioneiros e lideranças comunitárias que ilustram com seus relatos a realdiade de nossa cidade, no passado, presente projetando nossa esperança para um novo futuro.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Convite do Autor: Mauricio Seabra Jr

Olá, galera!
É com muita honra que convido todos os meus amigos para o pré-lançamento do livro Memórias do barro, que conta a história do surgimento de São Sebastião e a saga de seus pioneiros - através de depoimentos -, que se tornaram fundamentais para o embasamento histórico da cidade que resistiu ao poder público, fazendo com que fosse sepultado um projeto de construção de uma barragem onde seus primeiros moradores idealizaram seus sonhos de 'lar'.
Estaremos, como convidados (e isso nos é uma enorme honra) para - solenemente - apresentarmos essa nossa obra na 1a Bienal Brasil do Livro e da Leitura, dia 21 de abril, aniversário de Brasília - CIDADE QUE FOI CONSTRUÍDA COM TIJOLOS SAÍDOS DE NOSSAS OLARIAS E COM O 'CONCRETO CURVO DE NIEMEYER' FORJADO COM AS AREIAS RETIRADAS DO CÓRREGO TABOQUINHA PELAS MÃOS DE TIÃO AREIA. Essa nossa história é a mais bela, indubitavelmente, de todas as cidades do DF.
Estaremos no estande do Sindicato dos Escritores do DF (97-B).

Carinhosamente,
Mauricio Seabra Jr

Ocupação bandeirante de Goiás, Construção de Brasília e independência de São Sebastião

A obra Memórias do Barro com pré-lançamento marcado para esta sexta, dia de aniversário de Brasilia faz um verdadeiro resgate istórico sobre o DF. O livro conta a história de São Sebastião desde 1767 quando os primeiros Bandeirantes pediram sesmarias a Coroa Portuguesa nas imediações do rio São Bartolomeu, terras no sertão goiano, até a construção de Brasília e o estabelecimento das olarias na Fazenda Papuda, assim como a grande luta para evitar que nosso vale amado fosse inundado, continuando o Lago Paranoá, e ainda a emanicpação de nossa cidade com a independização da condição de Distrito do Paranoá em  1993, luta de TODOS OS MORADORES que participaram ativamente no processo. Nossa cidade sempre foi muito politizada e o livro mostra bem isso. Vale muito a pena, quem ainda não conheceu, pode acessar www.memoriasdobarro.blogspot.com e ter melhor informações da agenda.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Confirmado lançamento de Memórias do barro na Bienal do Livro e da Leitura de Brasília

Foi publicada reportagem hoje no Jornal de Brasília, confirmando o pré-lançamento da obra de Mauricio Seabra Jr. O lançamento está previsto para o dia 21 de abril, data do aniversário de Brasília. O feriado do aniversário será marcado pelo pré-lançamento da obra. Memórias do Barro conta a saga dos oleiros e moradores que colonizaram a antiga agrovila, onde eram produzidos os tijolos que colaboraram para a construção de Brasília. Nada melhor do que conhecer os alicerces de Brasília no dia de sua festa de 52 anos.

Na obra, mais de 100 relatos de pioneiros com Tião Areia, que resistiu a construção de uma barragem que teria inundado todo o vale, evitando a realização da obra e trazendo mais moradores para a cidade. Os relatos de tantos outros moradores que ajudaram a construção de Brasília e manutenção da capital federal com nossos trabalhadores, sangue e suor.

O pré-lançamento ocorre às 20h, no estande do Sindicato dos Escritores do DF, nº 97 do Pavilhão B, na Bienal do Livro e da Leitura de Brasília, em plena Esplanada dos Ministérios

Veja detalhes no
http://www.facebook.com/#!/events/313060125430553/

Livro Memórias do Barro conta a história de São Sebastião


Autor imprime e produz os próprios livros, registrando a história de uma das cidades satélites que teve papel crucial na construção de Brasília na produção de tijolos
Com a intenção de registrar a história e manter vivas as raízes da cidade de São Sebastião, o pesquisador e jornalista Mauricio Seabra Jr. lança o livro Memórias do barro. A obra independente do jornalista vem sendo produzida com várias entrevistas e depoimentos de inúmeros moradores e pioneiros da cidade, além de embasamento histórico do Arquivo Público do DF e outras fontes de órgãos públicos. A impressão também chama atenção. Assim como os tijolos retirados do barro do vale com os braços dos próprios moradores da cidade, o autor imprime na própria casa e produz os livros como resultado de um árduo trabalho de documentação e pesquisa para registro da construção histórica do local desde o Brasil Colônia, em 1767, até a construção de Brasília nos anos 60 e o advento das olarias na localidade no tempo atual na cidade.

Para Mauricio, apesar do enorme trabalho de pesquisa e ainda o intenso trabalho para a impressão artesanal na própria casa do autor, o resultado e a importância do conhecimento sobre as pessoas que tornaram a saga de São Sebastião real pagam todos os esforços empreendidos. “Desde que iniciei este trabalho, há dois anos, não imaginava a profundidade a que a pesquisa podia me levar. Relatos históricos remontam a história da localidade desde o tempo do Brasil colonial, e com a chegada de Brasília, assim como Planaltina que teve sua história antes da capital apagada, estávamos perdendo esse lado da trajetória dos que se instalaram e viveram aqui nesta parte do sertão goiano, hoje DF”, disse o autor.
Já a história recente foi levantada por parte do autor registrando a fundação da comunidade no local onde hoje está localizada, baseado nos depoimentos de pioneiros como Tião Areia e outros tantos. Há ainda a coleta de mais de 50 depoimentos de moradores, fundadores e lideranças que colaboraram para a fundação e emancipação da cidade, que foi reconhecida como Região Administrativa em 1993.

A obra terá pré-lançamento na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura em Brasília no dia do aniversário da capital, próximo 21 de abril. Em São Sebastião ocorre o lançamento oficial com participação dos fundadores além de sarau realizado para leituras de trechos da obra, bem como apresentação do livro de forma lúdica com a presença dos poetas do grupo Radicais Livres S/A, oriundos da cidade.

Serviço:
Pré-lançamento do livro Memórias do Barro

Pavilhão da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura,

Esplanada dos Ministérios, estande 96, Sindicato de Escritores DF
Dia 21 de abril, às 20h, sábado

Autor Mauricio Seabra Jr., edição independente, 155 pg.,

Gênero: História Regional

Valor: R$ 70,00