Autor imprime e produz os próprios livros, registrando a história de uma das cidades satélites que teve papel crucial na construção de Brasília na produção de tijolos
Com a intenção de registrar a história e manter vivas as raízes da cidade de São Sebastião, o pesquisador e jornalista Mauricio Seabra Jr. lança o livro Memórias do barro. A obra independente do jornalista vem sendo produzida com várias entrevistas e depoimentos de inúmeros moradores e pioneiros da cidade, além de embasamento histórico do Arquivo Público do DF e outras fontes de órgãos públicos. A impressão também chama atenção. Assim como os tijolos retirados do barro do vale com os braços dos próprios moradores da cidade, o autor imprime na própria casa e produz os livros como resultado de um árduo trabalho de documentação e pesquisa para registro da construção histórica do local desde o Brasil Colônia, em 1767, até a construção de Brasília nos anos 60 e o advento das olarias na localidade no tempo atual na cidade.
Para Mauricio, apesar do enorme trabalho de pesquisa e ainda o intenso trabalho para a impressão artesanal na própria casa do autor, o resultado e a importância do conhecimento sobre as pessoas que tornaram a saga de São Sebastião real pagam todos os esforços empreendidos. “Desde que iniciei este trabalho, há dois anos, não imaginava a profundidade a que a pesquisa podia me levar. Relatos históricos remontam a história da localidade desde o tempo do Brasil colonial, e com a chegada de Brasília, assim como Planaltina que teve sua história antes da capital apagada, estávamos perdendo esse lado da trajetória dos que se instalaram e viveram aqui nesta parte do sertão goiano, hoje DF”, disse o autor.
Já a história recente foi levantada por parte do autor registrando a fundação da comunidade no local onde hoje está localizada, baseado nos depoimentos de pioneiros como Tião Areia e outros tantos. Há ainda a coleta de mais de 50 depoimentos de moradores, fundadores e lideranças que colaboraram para a fundação e emancipação da cidade, que foi reconhecida como Região Administrativa em 1993.
A obra terá pré-lançamento na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura em Brasília no dia do aniversário da capital, próximo 21 de abril. Em São Sebastião ocorre o lançamento oficial com participação dos fundadores além de sarau realizado para leituras de trechos da obra, bem como apresentação do livro de forma lúdica com a presença dos poetas do grupo Radicais Livres S/A, oriundos da cidade.
Serviço:
Pré-lançamento do livro Memórias do Barro
Pré-lançamento do livro Memórias do Barro
Pavilhão da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura,
Esplanada dos Ministérios, estande 96, Sindicato de Escritores DF
Dia 21 de abril, às 20h, sábado
Dia 21 de abril, às 20h, sábado
Autor Mauricio Seabra Jr., edição independente, 155 pg.,
Gênero: História Regional
Valor: R$ 70,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário